Dor nas mamas. Devo me preocupar?

Snapinsta.app 118762884 242805473606433 6192439092537940258 n 1080 | Gabriela Nóbrega

Tenho dor nas mamas, devo me preocupar?

A dor mamária, também conhecida por mastalgia, é um dos principais motivos de procura ao mastologista. É bastante frequente, acometendo cerca de 60% das mulheres ao longo da vida, sendo em sua grande maioria de origem benigna e hormônio-relacionada.

Seu tipo mais comum é a mastalgia cíclica, que geralmente é bilateral e associada ao período perimenstrual, podendo ser acompanhada por edema e aumento na sensibilidade mamária. A forma acíclica acomete mais mulheres no climatério, podendo ter relação com as alterações hormonais típicas dessa fase. Na maior parte das vezes não requer tratamento específico, sendo orientada a boa sustentação das mamas e o uso de sintomáticos.

Apesar da dor raramente estar associada ao diagnóstico de câncer, algumas vezes pode ocorrer por compressão ou invasão de estruturas anatômicas vizinhas.

Também não podemos esquecer dos casos de dor referida na mama com origem extra-mamária. Entre eles podemos citar dor osteomuscular, neuropática, angina, herpes-zoster entre outros.

Como qualquer outro sintoma mamário, a mastalgia deve ser avaliada por um mastologista para condução adequada do caso. Agende uma consulta!