Papanicolau: Quando e por que fazer?
O exame da colpocitologia oncótica, também chamado de “Papanicolau” ou “preventivo” é indicado para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, um tipo de câncer ainda prevalente entre as mulheres, e, que se precocemente identificado, tem altas chances de cura.
Segundo a OMS, a população-alvo para rastreio são mulheres entre 25 e 64 anos, porém, devemos lembrar que os casos devem também ser individualizados e o rastreio deve ocorrer de forma oportuna, principalmente quando tratamos com pacientes com pouco acesso aos serviços de saúde.
Inicialmente deve-se realizar o exame de forma anual, sendo a periodicidade ajustada de acordo com esses primeiros resultados.
A coleta do papanicolau é realizada em consultório, de forma ambulatorial. É simples, rápida e indolor… com a paciente em posição ginecológica, utilizamos o espéculo para visualização do colo do útero e coletamos material com uma espátula e uma escovinha. Dessa maneira, conseguimos ter uma boa amostragem tanto da porção externa do colo, bem como da parte interna do canal cervical.
A paciente pode referir um pouco de cólica leve ou ter pequeno sangramento de escape após.
O médico patologista examina esse material e nos indica se há alguma alteração presente: lesão de alto grau, de baixo grau, ou ainda indeterminada. A depender do resultado, pode ser necessária a solicitação de outros exames para complementação diagnóstica – como a colposcopia. Além disso, também há algumas outras informações adicionais, por exemplo, sobre a flora vaginal.
Então agende sua consulta! Não deixe de consultar seu ginecologista e verificar se está na época de fazer esse exame. Algo simples que pode ajudar, e muito, a sua saúde ginecológica!
#ginecologia #papanicolau #preventivo #cancerdecolodeutero #colposcopia