Estilo de vida e câncer de mama

Captura de Tela 2024 01 07 as 11.23.05 | Gabriela Nóbrega

Prevenção é apenas com exames? Não! 
Além dos fatores de risco já conhecidos e a importância da mamografia anual, sabe-se que o estilo de vida está diretamente associado com o câncer de mama, estando relacionado tanto como fator de risco como também de proteção.
Hábitos de vida não saudáveis como obesidade, sedentarismo e consumo de álcool já foram comprovadamente relacionados com um maior risco de desenvolver câncer de mama.
Estudos recentes mostraram que o aumento do peso, além de aumentar a incidência do câncer de mama, também está relacionado com a piora da mortalidade pela doença.
Já os produtos da metabolização do álcool, por sua vez, elevam os níveis de estrogênio, fazendo com que o seu consumo excessivo também aumente a chance da mulher ter câncer de mama.
Por outro lado, a prática de exercício físico de forma regular reduz em até 40% o risco do aparecimento do câncer de mama, atuando como importante fator de proteção.
Então, manter hábitos saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida, reduz a probabilidade de vir a ter câncer de mama no futuro. Prevenção não é só mamografia!
Na foto, temos o registro de uma importante ação que aconteceu no Congresso Brasileiro de Mastologia/Jornada Paulista de Mastologia 2023: uma corrida organizada pelos médicos mastologistas em prol da saúde e da conscientização desta importante prática também como prevenção ao câncer de mama!
#câncerdemama #prevenção #saúde #atividadefísica #habitodevida