Como colocamos o DIU? Dói? É rápido?
A colocação do DIU é tranquila e rápida, podendo ser realizada em consultório ambulatorial. Para pacientes com estenose de colo uterino ou mesmo que apresentam maior sensibilidade à dor, a inserção pode ser realizada em centro cirúrgico sob sedação. Como qualquer procedimento médico, existem alguns riscos relacionados – geralmente com baixa complexidade e rápida resolução.
Seu seguimento é feito através de US transvaginal para termos segurança de sua posição dentro do útero. Os efeitos colaterais são geralmente facilmente conduzidos com medicação sintomática, porém, algumas vezes precisamos mudar o método anticoncepcional. Sua eficácia é excelente, variando de 99,2% a 99,8%!
Apesar de ser um método muito bem aceito entre as pacientes, existem algumas contraindicações como doença inflamatória pélvica, sangramento uterino anormal não investigado, mal formação da cavidade uterina, entre outras. Lembrando que ser jovem ou não ter tido filhos não é! Importante também ressaltar que o DIU não causa prejuízo na fertilidade futura da mulher!
Ficou com alguma dúvida?Vamos conversar! Não deixe de perguntar e procurar saber mais sobre este excelente método anticoncepcional cada vez mais utilizado hoje em dia!