Vamos falar um pouco sobre o DIU?!
1/3 Como funciona o dispositivo intrauterino (DIU)?
O DIU, de forma sucinta, consiste em uma pequena haste em forma de “T” que introduzimos dentro do útero atuando como método anti-contraceptivo – como na imagem do post. Seu maior benefício consiste em se tratar de um método de longa duração e que não depende diretamente da paciente para funcionar de forma correta. Atualmente são classificados como não-hormonais e hormonais.
Aqueles ditos não-hormonais podem ser revestidos por cobre com ou sem prata, e os hormonais são aqueles que liberam lentamente uma dose do hormônio progesterona (levonorgestrel). Além disso, os diversos DIUs são ainda diferentes no tamanho, favorecendo o uso por mulheres que nunca engravidaram.
Por estarem dentro da cavidade uterina, ambos atuam promovendo uma ambiente hostil para a gestação: promovem a redução de número e viabilidade dos espermatozóides, dificultam o transporte do óvulo e impedem a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide). Além disso, o DIU hormonal – pela ação da progesterona, também promove mudança no muco cervical e no movimento ciliar das tubas uterinas e, em algumas mulheres, a anovulação.
Quer saber um pouco mais sobre a diferença entre os dois? Amanhã confere aqui o novo post 😽