Estou grávida, minhas mamas também devem ser examinadas?
Sim! A gestação é um momento importante na vida da mulher, sendo uma preparação para o parto e o puerpério. Por esse motivo, é fundamental a avaliação das mamas durante o pré-natal.
As mamas podem sofrer alterações fisiológicas e naturais durante esse período como escurecimento da aréola, aumento da vascularização, aparecimento de estrias e aumento do volume mamário. Ainda, pelo desenvolvimento pré-aleitamento, pode acontecer fluxo papilar lácteo, percepção do parênquima mamário mais denso e heterogêneo.
Avaliar o tamanho das mamas, forma e protrusão dos mamilos pode ajudar com orientações para a amamentação após o nascimento do bebê.
Além disso, apesar de ser mais frequente durante o aleitamento, algumas mulheres podem apresentar mastite, necessitando de tratamento específico.
Apesar da maiorias dessas alterações serem benignas e até mesmo esperadas, não podemos deixar de avaliá-las com cuidado. A gestação é um momento de oportunidade para ter suas mamas examinadas, e, caso tenha alguma alteração presente, precisamos investigar corretamente para descartar a possibilidade de ser algo mais grave, como um câncer de mama.
No próximo post falarei mais sobre isso!
😉