O fio do DIU não está sendo visualizado. E agora, como trocar?

Snapinsta.app 279279309 967349173922979 695565180780218901 n 1080 | Gabriela Nóbrega

Fui trocar o DIU e a médica não visualizou o fio! E agora?

Após o tempo de validade – 10 anos para o de cobre e 05 anos para os demais – precisamos trocar o DIU. Esse procedimento é rápido e tranquilo e realizado em ambulatório: com a paciente posicionada, utilizamos uma pinça para segurar o fiozinho do DIU que fica para fora do útero e puxar. Muitas vezes causa apenas uma pequena cólica, bem suportável para as pacientes.


Porém, algumas vezes esse fio pode ficar para dentro do colo do útero, não sendo possível sua visualização! Quando isso ocorre, podemos tentar “pescar” o fio de dentro do colo com uma pinça bem fininha, habitualmente chamada de pinça jacaré (como na imagem), ou mesmo tentar utilizar um “resgatador de fio”. Geralmente esse procedimento dá certo, mas, por dor da paciente ou mesmo dificuldade técnica, podemos não ter o sucesso esperado.


Assim, é preciso realizar um procedimento em centro cirúrgico chamado Histeroscopia: entramos com uma pequena câmera pelo colo do útero, visualizamos diretamente o DIU e o retiramos! Desta forma o procedimento é com anestesia/sedação e a paciente recebe alta no mesmo dia!

Vale lembrar que podemos facilmente colocar um novo DIU logo após a retirada do antigo, independentemente da forma que isso ocorreu! Por sua ação local, é válido lembrar que assim que é retirado, ele não atua mais como forma anticoncepcional!

Então fica tranquila caso seu fio não seja visualizado! O procedimento para retirada continua sendo tranquilo e simples! Não fique com dúvidas!