Preciso sempre fazer a colposcopia junto da coleta do papanicolau?
A resposta é NÃO!
Como discutido em post anterior, o papanicolau ou exame preventivo ou ainda colpocitologia oncótica, é o exame de escolha para rastreamento do câncer de colo uterino, sendo indicado para uma certa faixa etária de mulheres com periodicidade regular e condutas específicas de acordo com cada resultado.
Já a colposcopia é um exame que consiste na visualização do colo uterino com uma lente de aumento, associando alguns reagentes para melhor avaliação – como o ácido acético e o iodo povidine. Está indicado diante um papanicolau alterado para auxiliar na biópsia do útero, mostrando os locais mais propícios com alteração e facilitando no diagnóstico correto. Vale ressaltar que nem sempre será necessária a realização de uma biópsia – tudo vai depender do que encontraremos no exame realizado.
É um exame simples, realizado no ambulatório mesmo, sem necessidade de anestesia. A paciente pode referir leve cólica ou pequeno sangramento vaginal após a realização.
Então, a colposcopia não deve ser realizada rotineiramente – essa prática aumenta o número de biópsias desnecessárias, trazendo mais angústia e prejuízo para as pacientes. Sua indicação está pautada no resultado do papanicolau, podendo também ser indicada em casos individualizados após avaliação médica adequada!
Qualquer dúvida, pergunte ao seu médico e questione os exames solicitados!